Quanto cobrar por um corte de cabelo masculino?

Entre os profissionais do ramo da beleza uma das maiores dúvidas é sobre o quanto cobrar por um corte de cabelo masculino. Em especial, essa é uma dúvida para os que estão iniciando no ramo, pois os barbeiros com mais experiência normalmente sabem o quanto devem cobrar ou o quanto seus clientes estão dispostos a pagar pelos seus serviços. Porém, antes de bater o martelo sobre o preço, é preciso levar em conta uma série de fatores como o custo mínimo do corte e também o valor atribuído ao seu serviço.

Quando falamos em PREÇO e VALOR, embora muitas pessoas se confundam entre os termos, é essencial ter em mente que essas duas palavras tem significados diferentes:

  • O PREÇO se refere a quanto o cliente paga pelo corte masculino. O preço é igual para todos os clientes, todos pagam a mesma quantia em dinheiro para cortar o cabelo com você.
  • O VALOR é o que seu cliente estaria disposto a pagar pelo seu serviço. O valor não é o mesmo para todos os clientes, ele varia de pessoa para pessoa. Se uma pessoa acha um produto ou serviço barato é porque ela viu mais valor nele do que o preço cobrado. Da mesma forma se ele acha caro ela viu um valor pequeno em comparação ao preço. 

Barber-pole-10


Hoje, por exemplo, muitas barbearias oferecem verdadeiros mimos aos clientes, como internet, cadeiras com massageador, ambiente climatizado, carregadores de celular, doses de bebidas caras, ou seja, um
atendimento completamente diferenciado no intuito de elevar o valor do serviço e consequentemente poder elevar o preço.

 

Você pode cobrar mais caro que o seus concorrentes, mas para isso deve entregar também um maior valor para os clientes. O ideal é sempre entregar um valor maior do que o preço, dessa forma o cliente fica completamente satisfeito e com a sensação de “ter saído no lucro”.

 

Como definir o preço do corte?

Antes de qualquer coisa, é preciso levar em conta o custo mínimo, ou seja, todos os gastos da barbearia, como o aluguel, as taxas e as contas de luz, água, internet, além dos gastos com os produtos e ferramentas que são utilizados no corte de cabelo e/ou barba todo mês. Você deve dividir o total dos gastos mensais pelo número médio de clientes que você recebe por mês para saber o preço mínimo de um corte.

Por cima do preço mínimo você deve adicionar o seu lucro, que deve se basear em fatores como:

  • O lugar onde fica sua Barbearia ou Salão.
  • Público alvo.
  • O padrão de vida e classe social das pessoas que circulam em torno do seu negócio.
  • O Preço cobrado pelos concorrentes da mesma região.
  • Valor atribuido ao seu serviço. Você tem algum diferencial?

Existem barbearias que cobram desde R$20 até os preços mais inimagináveis. O que queremos dizer é que o preço do corte masculino deve ser definido de acordo com o valor que você proporciona aos clientes. Se as pessoas vão até a sua barbearia, se sentem especiais com um atendimento diferenciado e, saem de la mais bonitas e felizes consigo mesmas, elas vão aceitar pagar um preço um pouco maior em relação às barbearias convencionais. Leve em conta, também, a localização do estabelecimento, o público-alvo e os preços da concorrência.

Quer saber mais sobre como gerar valor ao seu serviço para consequentemente aumentar o preço dos seus cortes? Então, clique na imagem abaixo e assista o vídeo com dicas e sacadas do Seu Elias para sua barbearia/salão.

Video1-Thumbnail-play-3